5 de junho de 2008

...ecologia (II)

GOVERNO E ONGS PELA PROTEÇÃO NA FLORA BRASILEIRA.







SOS AMAZÔNIA



Fundada em 30 de setembro de 1988, foi criada com o intuito de denunciar as agressões a Floresta Amazônica, apoiar a resistência dos seringueiros ao desmatamento das florestas do Acre, e claro, colaborar para a formação de uma opinião pública crítica ao desmatamento e favorável a preservação.







INSTITUTO FLORESTA VIVA



Criado em 2000 como um programa do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais do Sul da Bahia, tem a missão de promover e integrar áreas protegidas, ecoturismo, sistemas florestais de baixo impacto e mais importante a formação educacional e cultural da sociedade.







GOVERNO FEDERAL



O governo federal tem investido muito na educação ambiental, fornecendo cursos a educadores para que o conhecimento seja passado em sala de aula. Afinal as crianças de hoje são as pessoas que cuidarão no nosso planeta amanhã, a conscientização delas é fundamental e vital.







LEGISLAÇÃO BRASILEIRA



Florestas (Lei 4771 de 15/09/1965) - Determina a proteção de florestas nativas e define como áreas de preservação permanente (onde a conservação da vegetação é obrigatória): uma faixa de 10 a 500 metros nas margens dos rios (dependendo da largura do curso d'água), a beira de lagos e de reservatórios de água, os topos de morro, encostas com declividade superior a 45° e locais acima de 1800 metros de altitude. Também exige que propriedades rurais da região Sudeste do País preservem 20% da cobertura arbórea, devendo tal reserva ser averbada no registro de imóveis, a partir do que fica proibido o desmatamento, mesmo que a área seja vendida ou repartida. As sanções que existiam na lei foram criminalizadas a partir da Lei dos Crimes Ambientais, de 1998.







OPINIÃO DA EDITORA



Após a conclusão desta pesquisa posso falar apenas uma palavra MUDANÇA, não haverá um futuro saudável para nossos herdeiros se não houver “essa tal" de mudança.
A situação atual chegou onde está devido ao pensamento errôneo de que esse recurso era infindável. Porém, hoje aprendemos da pior maneira possível que não, é um recurso totalmente findável.
A nossa geração tem mais que o dever, e sim a obrigação de reverter esta situação, para isso, precisamos ir à luta, mesmo começando de baixo, com pequenas ações, pelo menos já mostra o interesse dos jovens ao meio em que vivem. Pior são esses que fecham os olhos para não ver que o nosso planeta está “sendo acabado” aos poucos, dia a dia, banho a banho, desperdício por desperdício, ignorância por ignorância.
O Movimento Bandeirante trabalha na formação de cidadãos responsáveis e preocupados com o futuro da nação, devendo assim partir de nós a consciência nos pequenos grupos em que vivemos.
Faça sua parte.




3 comentários:

Gabi Rosa disse...

tens tempo né.
AHUOIAEAEHI
te amo lauraeco ;*

Mariana disse...

Curti teu blog!
To começando hoje, se quiser dar uma passada ;)
beijos

Luzia disse...

Oi Laura,
Hoje li o seu trabalho sobre Ecologia "Uma Guia Guiando", percebi que ele atende todos os requisitos que a especialidade exige.
Parabéns pela sua iniciativa, continue guiando outras pessoas através dos diversos assuntos delicados como esse.
Parabéns
Um grande abraço da sua coordenadora
Luzia
SEMPER PARATA!